Artigo: Homenagem ao grande repórter investigativo, Saulo Gomes

1fc372946c0b98fb8d7f87d4c38ea83a_L.jpg

Fui presenteado com o livro sobre o grande repórter investigativo Saulo Gomes, que tenho o orgulho de chamar de amigo. A publicação, de autoria da jornalista e pesquisadora Adriana Silva, narra a vida desde a infância desse jornalista em Madureira, subúrbio carioca, até os bastidores de suas grandes reportagens. Fatos que marcaram a história do Brasil e foram moldando o perfil desse brilhante profissional da comunicação durante os seus 60 anos de profissão.

Dentre os vários episódios jornalísticos narrados por Saulo, um se passou em Pirassununga, minha terra, e que pude contribuir um pouquinho para a concretização da entrevista celebre tanto pela emoção como pela sagacidade do repórter. 

Eu era vereador na cidade e fui procurado por ele para ajudá-lo com algumas informações sobre o paradeiro do jornalista Hélio Fernandes, proprietário do jornal Tribuna do Rio de Janeiro. Este foi transferido de Fernando de Noronha para Pirassununga por ter desrespeitado o ex-presidente da República Castelo Branco em artigo publicado no seu jornal. Pelos contatos que eu tinha dentro das Forças Armadas, sabia o local onde o jornalista Fernandes ficaria hospedado e informei a Saulo. Ele conseguiu ficar no mesmo hotel de seu colega. E, assim, fazer a entrevista exclusiva com Fernandes. Nenhum outro jornalista teve o mesmo acesso em razão à forte segurança militar que havia em torno de Fernandes.

Outras coberturas igualmente importantes foram dos dias que antecederam a renúncia de Jânio Quadro e culminaram na posse de primeiro-ministro Tancredo Neves. Cobertura esta que fez Tancredo Neves reconhecer publicamente a fundamental contribuição da imprensa para o Brasil. No dia da posse, Tancredo convidou Saulo para ser o representante dos profissionais da comunicação pela sua corajosa atuação.     
Pincelo ainda outras tantas histórias notórias trazidas a público pelo olhar aguçado desse repórter tais como a do espírita Chico Xavier, do projeto Rondon, do caso PC Farias, do Esquadrão da Morte e etc. 

Saulo driblou a dificuldade da infância, venceu o analfabetismo com determinação e força de vontade. Conquistou seu espaço no mundo com muito trabalho e correção. Ele é um exemplo e sua história de vida serve de inspiração para todos brasileiros. 

Parabenizo Saulo Gomes pelo trabalho realizado na imprensa brasileira e a sua inegável contribuição à história desse país. Em nome do meu PTB e desta Casa de Leis estendo essa homenagem à autora da obra literária, Adriana Neves, pela impecável narrativa da vida deste notório jornalista brasileiro.

 

0
0
0
s2sdefault

Gabinete em Brasília

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 920
Brasília - DF
CEP 70160-900
telefone: (61) 3215-5920

Escritório em Pirassununga/SP

Rua José Bonifácio, nº 1868
Bairro Rosário
CEP: 13634-010
Fones: (19) 3565-6509/6512
Fax: 3562-1470
Powered by JS Network Solutions