Marquezelli comemora portaria que torna internacional aeroporto de São Carlos

 Desde 2014, o deputado federal trabalha pela internacionalização junto ao governo federal

 

 O deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP) comemora a portaria nº 3.998, da Agência Nacional de Aviação Civil, que autoriza a internacionalização do Aeroporto Estadual Mário Pereira Lopes de São Carlos (SP) para reparos e manutenção de aeronaves estrangeiras. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta terça-feira (6).  Desde 2014 o parlamentar batalhava junto ao governo federal pela internacionalização do Mário Lopes.

  “Foi uma grande conquista para o povo de São Carlos e de todo o interior de São Paulo. É um aeroporto importante, vai estimular o desenvolvimento de toda a região do entorno com mais empregos no setor e mais arrecadação tributária. Toda São Paulo ganha”, observou Marquezelli.

 

 O aeroporto está situado em polo estratégico regional próximo de órgãos aeronáuticos importantes como Infraero, Embraer em Gaviões Peixoto, Academia da Aeronáutica da FAB, em Pirassununga, a USP, Ufiscar entre outras instituições públicas e privadas distribuídas em 26 municípios com aproximadamente um milhão de habitantes, sendo 230 mil somente em São Carlos.

 

Com a internacionalização, há previsão de investimentos de empresas do setor de aproximadamente R$ 50 milhões no aeroporto para construção de hangares, aquisição de equipamentos, desenvolvimento de novas tecnologias, competitividade para venda de serviços e a contratação de trabalhadores especializados para atendimento direto e simultâneo de aeronaves.

 

As companhias que operam no aeroporto reclamavam de perda diária em razão da nacionalização temporária de aeronaves internacionais, a situação deixava, por mais de sete dias, o avião parado, congestionando as unidades de Guarulhos e de Viracopos.

 

 

 

“Esperamos, agora, que sem essas perdas financeiras, as empresas invistam em novas contratações de pessoas e na manutenção das máquinas, e a prefeitura consiga aumentar a arrecadação e investir em melhorias na cidade”, ponderou o parlamentar. 

 

 

 

Restrição - O uso do aeroporto é restrito à manutenção e a reparos de aeronaves que chegam do exterior ou antes de uma viagem internacional ou ainda em trânsito pelo espaço aéreo brasileiro. É proibido, pela portaria, no entanto o transporte de passageiros e de carga, ou seja, não é permitido o embarque ou desembarques de passageiros.

 

De acordo com a portaria, a abertura ao tráfego aéreo internacional se dará em caráter eventual, desde que haja agendamento com a Secretaria da Receita Federal ou Polícia Federal ou Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou com a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

0
0
0
s2sdefault

Gabinete em Brasília

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 920
Brasília - DF
CEP 70160-900
telefone: (61) 3215-5920

Escritório em Pirassununga/SP

Rua José Bonifácio, nº 1868
Bairro Rosário
CEP: 13634-010
Fones: (19) 3565-6509/6512
Fax: 3562-1470
Powered by JS Network Solutions